Tortilhas mexicanas à moda do Courel

Enviaram a primeira receita com farinha de castanha em 7 de Junho de 2010 ao facebook do Sequeiro da Portela.
Obrigado ao Zé bruno pelo seu contributo!

A seguir reproduzimos a receita:

Surpreenda os seus colegas com as Tortilhas mexicanas à moda do Courel!

Está farto de fazer esparguetes à Tomatúm quando tem visitas?
Não consegue deixar que façam piadas com as suas tortilhas espanholas de batata de coristanco?

Temos a solução! Um acompanhamento exótico realizado com base às melhores tradições maias e courelãs, uma junção entre a sabedoria do Atlântico oriental e do Atlântico ocidental. Ideal para qualquer tipo de acompanhamento: feijão preto, frango, verduras, javali, queijo, etc.

Ingredientes:


* 1 taça de farinha de trigo

* 1 taça de farinha de castanha

* Uma colher (sopa) de azeite tansmontano

* ½ taça de água morna

* 1 pisca de sal abundante mas não demasiado

* 1 chela, garimba ou cerveja


Preparação:

Abra a cerveja, deite num copo tentando não fazer muita escuma. Para isso, incline o copo 45º aproximadamente. Encha até aos ¾ e deixe repousar até que baixe a escuma e encha novamente até o bordo. Beba um gole. Vamos começar.

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, a farinha de castanha e o sal. Mexa até que os ingredientes se juntem. Acrescente o azeite e a água morna aos poucos até se fazer uma massa.
Beba um gole, e retire a massa da tigela para uma mesa enfarinhada (trigo). Amasse e beba até que a massa ficar massa. Vá acrescentando farinha até que deixe de ficar peganhenta. Não desespere, beba, que isto leva tempo. Quanto mais bem amassar, mais fofinha ficará.

Acha que já acabou? Não há problema, vá ao frigorífico e apanhe outra chela, acho que ainda há.
Deixe repousar uns minutos a massa. Divida em 6 partes e faça bolinhas.

Apanhe uma bolinha e dê-lhe um murro como se fosse Bud Spencer. Aplane e estique a massa com a ajuda de uma garrafa. Se não tiver uma garrafa também pode utilizar um rolo de cozinha.

Faça tortas de entre 15-20cm de diâmetro com uma espessura de entre 3-5mm.

Beba um gole. Aqueça uma frigideira a lume nem brando nem forte, sem azeite nem manteiga nem nada. Quando estiver bem quente, atire uma tortilha desde o outro lado da cozinha e tente acertar no alvo. Conseguiu, verdade? Isso é porque amassou bem.

Enquanto bebe vários goles da chela, espere menos de um minuto e dê a volta a tortilha, justo quando começar a fazer bolhas. Depois, espere meio minuto e dê mais uma volta. Aqui já é ao chou, dê mais uma volta, espere um bocadinho e a tortilha está pronta.

Não se preocupe com nodoazinhas torradas ou churruscadas, isso dar-lhe-á o autêntico sabor a magusto às suas gostosas tortilhas!

-----------
NOTA: Depois de receber inúmeras perguntas no meu e-mail, devo acrescentar para todas as pessoas que não chegaram a ir nem à escola de noite que é possível preparar um número diferente de tortilhas. O jeito consiste em dividir ou multiplicar a quantidade de cada ingrediente para obter tantas tortilhas como seja o resultado de dividir ou multiplicar por esse mesmo número o total de tortilhas da receita. Prsberam, n~é?