Lombo de porco à laranja com castanhas.

Uma presa de castanhas secas ao fume de sequeiro.
Um lombo de porco de 1K1/2.
Duas laranjas com suco.
Uma maça inteira
Para o adubo:
Um dente de alho.
Uma presa de salsa.
Pimentão doze. ( uma colher de café)
Duas colheres de azeite .

Procedimento:
Deitar as castanhas em água fria por uma hora.
Fazer dois cortes ao longo do lombo de porco(raxo) .
Esmagar o alho com o sal , a salsa, o pimentão e o azeite.
Untar o lombo com este adubo. Introduzir bem entre os cortes do raxo este adubo. Com fio de cozinha atar o lombo para fechar os cortes e para que se mantenha redondo enquanto coze .
Fritir agora a carne em azeite bem quente até que fique dourado e crie uma crosta exterior .
Deitar este numa tigela a pressão com duas colheres de azeite. Pôr também na tigela a maça inteira e descascada. Deitar na tigela as castanhas e uma folha de louro. Espremer as duas laranjas sobre a carne. ( Pode-se pôr meia de piri-piri, a gosto).
Corrigir de água se é que fica pouco líquido. Pode-se acrescentar um copinho de porto.
Fechar a tigela a pressão e deixar cozer por meia hora.
Abrir , virar o lombo e dar mais uma fervedura . Cravar um garfo de cozinha(de poucas pontas e longas para não danar a carne) para comprovar o ponto de cozido. (Não deve de passar-se nem estar pouco cozido).
Servir com puré de pataca ou/e arroz branco.

Para o puré:
Cozer as batatas em água com sal .Quando cozidas juntar-lhes uma noz de manteiga , sal, pimenta(pouquinho) e bater com a vareta mágica ou esmagar com um garfo. Segundo os gostos. Pôr numa travesseira e verter um pouquinho de azeite cru por cima. Adornar com salsa natural.

Para o arroz:
Pôr a dourar uma pouca cebola , um dente de alho e uma chávena de arroz. Remexer com uma colher de pau sem que o arroz se torre. Deitar duas chávenas e meia de água , uma raminha de salsa , umas pingas de limão ,a espremer no momento em que comece a ferver, e sal. Tapar e cozer a fogo morno mantendo sempre o ferver. Vinte minutos e comprovar se está seco. Apagar o lume e deixar pousar uns minutos antes de servir.